Consulado Geral de Portugal em Sidney

Ministério dos Negócios Estrangeiros

1ª Edição do Festival Lusomia

lusomia

   Nos passados dias 5 a 11 de junho decorreu em Sydney a 1ª Edição do Festival Lusomia “Prazer de Portugal” – uma   celebração da cultura e da gastronomia tradicional & contemporânea portuguesa. 

O projeto nasceu de uma parceria entre o Fundador do Festival Lusomia, André Sá Correia e o Consulado Geral em Sydney, que foi chamado a assumir um papel ativo no projeto desde a sua génese. O projeto foi posteriormente apresentado ao Senhor Secretário e Estado das Comunidades Portuguesas, Embaixador em Camberra e Presidente do Instituto Camões, tendo sido reconhecido o interesse do projeto, ao qual veio a ser concedido apoio institucional.

A iniciativa pretendeu elevar o perfil de Portugal na Austrália, projetando uma imagem de um Portugal moderno e contemporâneo na Austrália. Durante 7 dias proporcionou-se uma experiência memorável, através da realização de eventos em vários locais icónicos da cidade de Sydney nas áreas da música, fotografia, moda, vinhos e gastronomia.

Pretendeu-se igualmente valorizar a marca “Portugal” e conferir maior visibilidade aos produtos portugueses, com o intuito de promover a sua penetração no mercado australiano.

O Festival Lusomia contou com os apoios da Emirates (Principal Partner), do Instituto Camões, da Embaixada em Camberra e do Consulado Geral em Sydney (Institutional Partners), bem como da Frontline Media and Events & Lumiapixel, Simbiose, Ultimate Rentals, Jarpen Global, Global Aquatica, CK Finance and Advisory e da Fundamental Business Finance (Supporting Partners).

A equipa do Festival Lusomia foi composta por André Sá Correia (CEO & Founder), Fábio Sá Alves (Co-Founder), Frank Trenza (Co-founder & Logistics Manager), Paulo Valentim (Art & Music Director), Vicky Troptsidis (Event Manager), Fernanda Guimarães (Executive Assistant) e Sarah Penrose (Public Relations).

a2 2109

Na vertente Gastronomia & Vinhos, destaque para as participações do Executive Chef Júlio Pereira, Chef José Silva e Chef André Sá Correia, bem como do Master Sommelier João Pires, produtores de vinhos Tiago Alves  Head Sommelier Carlos Simões, dos produtores de vinhos Tiago Alves de Sousa e Jorge Nunes Symington e dos mixologistas "Red Frog".

35629138 187141058654341 2823025907092946944 o

Na vertente Arte & Cultura, destaque ainda para a qualidade e diversidade dos artistas que se deslocaram de Portugal para o efeito, incluindo o fotógrafo Bruno Saavedra, o pianista e compositor André Barros, a violinista Cátia Alexandra Santos, a bailarina Joana Inês Santos, a fadista Beatriz Felício e os músicos Paulo Valentim e João Domingos. 

35476046 187145131987267 1992841877333737472 o

A jornalista lusodescendente da cadeia de televisão SkyNews, Ana Neves, colaborou no evento na qualidade de apresentadora/mestre-de-cerimónias.

35805471 187161675318946 4574887722182770688 o

A Frontline Media and Events, Lumiapixel e CelioCreative Multimedia desenvolveram alguns conteúdos audiovisuais que serão utilizados em futuras ações de promoção mediática do Festival.

O Festival Lusomia, que se pretende venha a consolidar como evento de referência no calendário cultural de Sydney, deverá ainda constituir-se como um evento âncora para promover Portugal como destino turístico, assim como a penetração dos produtos portugueses no vasto mercado australiano, onde existem muitas oportunidades ainda por explorar.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail