Consulado Geral de Portugal em Sidney

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Agendamento Online

 AGENDAMENTO ONLINE

A funcionalidade de agendamentos está disponível na Internet através do URL: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/agendamento-online-de-atos-consulares.

O sistema só permite ao utilizador o agendamento num intervalo máximo de 3 meses à datado pedido. 

Para efetuar um agendamento de atos consulares selecione a opção “Efetuar Agendamento” e introduzir um número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade válido.

O sistema irá verificar quais os postos consulares, com este sistema ativo, onde esse números e encontra inscrito, de forma a disponibilizar os postos consulares aptos para o agendamento de atos.

Para além de consultar a base de dados do SGC, a aplicação verifica se o número introduzido tem pré-inscrições. Se existirem pré-inscrições o sistema permite a seleção de postos referentes às mesmas. Se não existirem pré-inscrições na BD da aplicação para o número introduzido, nem inscrições no SGC, é dada a possibilidade de efetuar uma pré-inscrição.

Após a seleção do posto consular, os dados do requerente são carregados e procede-se à seleção do ato consular.

O utente deve decidir se pretende um atendimento familiar ou não. Se sim deve selecionar o número de atos iguais (2 a 4). De seguida deve pressionar em “Adicionar Ato Consular”.

De seguida, deve calendarizar o Ato, pressionando no respectivo botão. Para aceder ao De seguida, deve calendarizar o Ato, pressionando no respectivo botão. Para aceder ao calendário será necessário introduzir o valor apresentado no captcha.

O sistema mostra um calendário onde está identificado a amarelo o dia corrente. As vagas O sistema mostra um calendário onde está identificado a amarelo o dia corrente. As vagas disponíveis estarão assinaladas a azul. O sistema navega para a semana onde tem o primeiro dia com vaga disponível. Senão dará o erro “De momento não existem vagas disponíveis, por favor tente mais tarde.”

Para agendar mais que um ato consular deve-se repetir os passos para cada ato adicionado.

Para agendar mais que um ato consular deve-se repetir os passos para cada ato adicionado.Para remover um ato consular basta selecionar a opção “X” no cabeçalho do ato em questão. A opção “?” apresenta notas adicionais sobre o ato consular (campo ajuda na parametrização da relação ato/posto consular).

O calendário apresentará a verde o agendamento dos restantes atos. Desta forma, o utente pode escolher o melhor dia onde consiga realizar os atos todos numa só deslocação ao consulado.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail